Saiba como funciona o divórcio colaborativo!

O divórcio é uma das transições mais delicadas que uma família pode enfrentar. Quando mal conduzido, pode gerar danos emocionais e financeiros que se prolongam por anos. Nesse contexto, as práticas colaborativas surgem como uma alternativa eficaz e humanizada, focada na resolução de conflitos e na preservação dos relacionamentos.

Nesse artigo, a Contrato Familiar vai te apresentar como funciona o divórcio colaborativo, quais são as suas vantagens e porque optar por essa abordagem. Continue lendo e saiba mais!

Afinal, o que são as práticas colaborativas?

As práticas colaborativas são uma abordagem de resolução de conflitos que prioriza o diálogo, o respeito mútuo e a busca por soluções consensuais. Nesse modelo, as partes envolvidas trabalham em conjunto com profissionais capacitados para encontrar alternativas que atendam aos interesses de todos, evitando processos judiciais longos e desgastantes. Essa metodologia, focada na cooperação, é muito eficaz em questões familiares, como o divórcio, promovendo acordos mais humanizados e sustentáveis.

Como é a aplicação das práticas colaborativas no divórcio?

A aplicação das práticas colaborativas no divórcio é eficaz antes, durante e depois do divórcio. Isso porque este método evita discussões, propiciando um ambiente de diálogo e auxiliando na busca por soluções mais eficientes e que estejam de acordo com os interesses de ambas as partes envolvidas.

Quais são as vantagens do divórcio colaborativo?

O divórcio colaborativo além de auxiliar na definição de objetivos mais claros durante a separação, incentivar a escuta e identificar interesses comuns dos cônjuges, também oferece outras vantagens nas para quem opta por essa abordagem, seja antes do divórcio, durante o procedimento ou mesmo após a sua conclusão. Confira algumas delas:

  1. Oferece apoio no esclarecimento de valores e prioridades individuais e compartilhadas;
  1. Quando há filhos, ajuda os pais a melhorarem o compartilhamento de guarda depois do divórcio;
  1. Foca em alcançar uma solução realmente eficaz, e não apenas algo superficial ou momentâneo;
  1. Inclui aconselhamento de profissionais com respaldo na Lei, sem considerar os direitos legais como a única base possível para a negociação e solução do conflito;
  1. Dispõe de uma equipe integrada de profissionais, incluindo advogados, psicólogos e profissionais financeiros para ajudá-lo nas diversas questões que podem surgir desencadeadas pelo fim da união;
  1. Auxilia na construção de acordos para resolução de futuras divergências que possam vir a ocorrer após o divórcio.
  1. Concentra-se não apenas em resolver conflitos do passado, mas também em buscar soluções equilibradas no presente e construir uma base sólida para o futuro após a conclusão do divórcio.

Ao envolver os ex-cônjuges no processo de tomada de decisões, o método colaborativo promove o desenvolvimento de habilidades essenciais para que possam resolver, de forma independente, eventuais desafios futuros, especialmente quando há filhos oriundos do relacionamento.

Quais questões podem ser solucionadas por meio do divórcio colaborativo?

  • Acordos relacionados à convivência e à divisão do tempo em férias escolares, feriados religiosos, feriados nacionais e aniversários dos pais e filhos;
  • Decisões sobre o tipo de educação e atividades escolares ou extracurriculares;
  • Mudanças de residência de um dos pais, seja para outra região ou fora do país;
  • Definição de pensões alimentícias, divisão de gastos com educação, responsabilidades financeiras relativas aos filhos, custos médicos e odontológicos e outras necessidades voltadas à saúde da criança e do adolescente; 
  • Despesas relacionadas a planos de saúde dos filhos.

Por que optar pela abordagem das práticas colaborativas no divórcio?

O divórcio por meio das práticas colaborativas promove uma abordagem acolhedora e não adversarial, fundamentada na colaboração, boa fé e confiança mútua. Esse método conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar que ajuda o ex-casal a construir soluções personalizadas e equilibradas, atendendo às necessidades de todos os envolvidos.

Além disso, os acordos alcançados nesse modelo têm maior chance de serem cumpridos, já que são resultado de um esforço conjunto, onde ambas as partes compartilham responsabilidades e benefícios. Esses acordos também podem ser revisados, garantindo flexibilidade e adaptabilidade para o futuro.

Na Contrato Familiar, acreditamos na importância do diálogo e do consenso para resolver questões familiares de forma rápida, eficiente e com trato. Se você está buscando um divórcio mais humano e menos desgastante, conte conosco para trilhar esse caminho com segurança e respeito. Somos especializados em soluções extrajudiciais e oferecemos atendimento personalizado para orientar você até a conclusão de qualquer procedimento que você precisar. Não perca tempo, agende uma consulta online com a Contrato Familiar. Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima